Republica velha
O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.
1 PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA
15 DE NOVEMBRO DE 1889
O marechal Deodoro da Fonseca, liderando as Forças Armadas nacionais, anunciou nesta sexta-feira a proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil e o fim da monarquia. Um governo provisório assumirá o poder e a família Real deve ser expulsa do país depois de amanhã.
Não houve derramamento de sangue nem confrontos violentos durante o dia. A República foi imposta pelo Exército de forma pacífica porém severa, sem deixar possibilidade de reação aos monarquistas.
Deodoro, acompanhado por outros republicanos de destaque, como Quintino Bocaiúva e Benjamin Constant, fez o anúncio logo depois que o gabinete ministerial da monarquia, liderado pelo visconde de Ouro Preto, renunciou coletivamente.
Os antigos ministros concordaram em renunciar depois de serem mantidos presos por cerca de três horas por soldados republicanos no Campo de Santana, onde se localizava a secretaria imperial.
Os monarquistas, informados sobre a movimentação das tropas militares logo no início da manhã, haviam se reunido no local para discutir formas para enfrentar o levante, mas acabaram cercados pelos soldados fiéis a Deodoro.
Encurralado, o visconde de Ouro Preto percebeu que não havia como deter o impulso republicano e decidiu enviar um telegrama ao imperador Dom Pedro 2º, que se encontrava no alto da serra, em Petrópolis, comunicando a renúncia coletiva.
Não houve agressões ou ataques contra os ministros que renunciaram. A garantia da segurança dos monarquistas foi dada pelo próprio marechal Deodo ro e eles puderam deixar o