Republica oligarquica
Historicamente a republica velha é dividida em dois períodos. O primeiro período, também chamado de República da Espada, foi uma ditadura militar ocorrida no Brasil entre os anos de 1889 a 1894,também o primeiro governo ditatorial do país. neste período, o Brasil foi governado por Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
, Deodoro renunciou ao cargo no mesmo ano, com problemas de saúde e com aumento dos graves problemas políticos, como o desemprego, atritos com a oligarquia cafeeira , e greves devido à inflação crescente,
República oligárquica
O segundo período ficou conhecido como República Oligárquica, e se estende de 1894 até a Revolução de 1930
Na República Oligárquica o poder político federal ficou nas mãos das oligarquias cafeeiras paulistas e mineiras. São Paulo e Minas Gerais dominaram o governo na maior parte desse período de 1894 a 1930 pela chamada "política do café-com-leite". O "café refere-se a São Paulo, maior centro produtor e exportador de café do país, e o "leite" é uma referência a Minas Gerais, tradicional produtor de leite e mesmo sendo o segundo maior produtor de café da época.
Política do Café-com-Leite
A maior parte dos presidentes desta época eram de Minas Gerais e São Paulo. Estes dois estados eram os mais ricos da nação dominando o cenário político da república. Saídos das elites mineiras e paulistas, os presidentes acabavam favorecendo sempre o setor agrícola, principalmente do café e do leite.
Por um lado favoreceu o