Republica da China
O período entre a queda da dinastia Qing à proclamação da República Popular da China em 1949 é chamada a República da China , e foi um momento de grande turbulência e mudanças conhecidas na história da China .
Depois de criar as suas próprias forças armadas , povo chinês foi levado na Guerra Revolucionária Agrária (1927-1937) , a Guerra de Resistência para o Japão (1937-1945) e na Guerra da Libertação (1945-1949) e, finalmente, conseguiu derrotar agressor japonês , derrubar o governo reacionário do governo Kuomintang liderados por Chiang Kai- shek e libertar todo o país, exceto Província de Taiwan e algumas ilhas no mar .
Neste período foram também mudanças notáveis na cultura chinesa. O Movimento Nova Cultura de 4 de maio de 1917, surgiu a partir da revista Nova Juventude fundada em 1915 por Chen Duxiu , bateu com veemência contra a cultura feudal tradicional. A partir disso, o slogan da democracia e da ciência se enraizou nos corações das pessoas que escrevem na língua falada é universalmente popular, ea educação , ciência e publicação , em particular a das ciências sociais , literatura e arte , alcançaram um sucesso considerável .
De 21 a 30 de setembro de 1949, realizou-se a I Sessão Plenária da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e dela participaram representantes dos diversos partidos, grupos e círculos sociais e democratas sem filiação partidária. Nessa ocasião foi elaborado o Programa Comum, que desempenhou a função da Constituição Provisória, e se elegeu o Conselho do Governo Popular Central da República Popular da China, com Mao Zedong como Presidente. Em 1 de outubro de 1949, se reuniram 300 mil habitantes de Beijing na Praça Tian'anmen para a proclamação da república. Mao Zedong proclamou solenemente de cima da tribuna presidencial de Tian'anmen a República Popular da China.
Os primeiros anos da República Popular constituíram etapa de restabelecimento da economia nacional. Ao mesmo tempo que se