A independência da república da china
História da República da China
[pic]
Bandeira da República da China
A República da China é o regime político que governou o continente chinês até 1949. Desde o final desse ano, quando se proclamou a República Popular da China em Pequim, a República da China apenas se mantém na ilha de Taiwan e em alguns arquipélagos menores.
Em Taiwan refugiaram-se em 1949 ao redor de dois milhões de chineses vinculados ao partido nacionalista Kuomintang, que dominava os órgãos de poder da República, e que mantiveram na ilha as instituições governamentais originalmente estabelecidas no continente. Este artigo trata da história da República da China a partir do momento histórico em que perdeu o controle sobre o continente chinês e continuou a sua existência em Taiwan.
Para a história anterior de Taiwan, veja-se o artigo História de Taiwan até 1949. Para a história anterior da República da China, veja-se o artigo História da República da China (1912 - 1949).
Taiwan sob o regime autoritário de Chiang Kai-shek
Depois de ver-se obrigado a abandonar a China continental, vencido pelos comunistas de Mao Zedong, o generalíssimo Chiang Kai-shek reorganizou a cúpula do partido nacionalista Kuomintang na ilha de Taiwan, onde já meses antes da derrota definitiva se haviam establecido muitos membros da administração do estado republicano, em busca de um lugar seguro desde onde poder organizar a luta contra as tropas do Partido Comunista da China, que avançavam na sua marcha para a vitória total.
A vitória dos comunistas na guerra civil empurrou para o exílio em Taiwan uns dois milhões de chineses do continente. As instituições da República da China, com a sua constituição aprovada em 1947, mantiveram a sua existência na pequena ilha. Oficialmente, o estado encabeçado por Chiang Kai-shek, que havia recuperado o cargo de Presidente da República (depois do breve mandato de Li Zongren), mantinha-se em estado de guerra