Reprodução e Doenças
Reprodução Sexuada A reprodução sexuada está relacionada com processos que envolvem troca e mistura de material genético entre indivíduos de uma mesma espécie. Os indivíduos que surgem por reprodução sexuada assemelham-se aos pais, mas não são idênticos a eles. Nos animais, a reprodução sexuada envolve a meiose, cujos produtos são sempre os gametas, células reprodutivas haploides. Os gametas masculinos são os espermatozoides e os femininos, os óvulos. Na maioria dos animais, os espermatozoides são produzidos pelo indivíduo do sexo masculino e os óvulos são produzidos pelo indivíduo do sexo feminino. Nesses casos, os sexos são separados. Alguns animais, no entanto, como é o caso das minhocas, são hermafroditas, pois óvulos e espermatozoides são produzidos pelo mesmo indivíduo. Nos hermafroditas pode ocorrer autofecundação, ou seja, a fecundação do óvulo pelo espermatozoide do mesmo indivíduo. Ocorre em algumas espécies vegetais. Entretanto, geralmente existem mecanismos que impedem a autofecundação. Nesses casos, os óvulos de um indivíduo são fecundados pelos espermatozoides de outro indivíduo da mesma espécie. Fala-se, então, em fecundação cruzada.
Gametogênese é o nome que recebe o processo de produção de gametas que ocorre nos seres que praticam reprodução sexuada. O processo recebe este nome porque as células sexuais masculinas (espermatozoides) e femininas (óvulos) se chamam gameta. Tanto o espermatozoide quanto no óvulo são formados nos gônadas, órgãos especiais. O processo de formação de espermatozoides recebe o nome de Espermatogênese e o de óvulos recebe o nome de Ovogênese ou Ovulogênese. Ambos acontecem por meio da Meiose, tipo de divisão em que uma célula diploide (2n) dá origem a 4 células haploides (n).
Espermatogênese:
OVULOGÊNESE
.
Fecundação: Fecundação é a penetração do espermatozoide no óvulo e a união dos núcleos dois gametas. Dos aproximadamente