Reprodução de virus e bacterias
REPRODUÇÃO DE VÍRUS E BACTÉRIAS
Amanda Kelly Oliveira Nº27
Dainara Costa Nº 08
Jessica Aparecida Moreira da Silva Nº 13
São Paulo/
Junho de 2014
1. INTRODUÇÃO
Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos.
As bactérias são seres muito pequenos que, em sua maior parte, não podem ser vistos a olho nu. Apesar de seu tamanho, elas se multiplicam em grande velocidade, e, muitas delas, conhecidas como germes, são prejudiciais a saúde do homem, pois podem causar inúmeras doenças.
2. REPRODUÇÃO DE VÍRUS
Os vírus são formados por uma cápsula de proteína com o material genético dentro. E eles se reproduzem assim:
1. Um determinado vírus penetra uma célula ( animal ou vegetal) ou insere dentro dela o seu material genético. Por isso dizemos que os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, pois requerem uma célula para se multiplicarem.
2. Uma vez dentro da célula o vírus se “desmonta” e deixa na célula o seu material genético.
3. Então, ele usa todo o “maquinário” da célula para se reproduzir. As organelas e o DNA da célula hospedeira são usadas.
4. Assim, o vírus “desmontado” faz várias cópias de si mesmo. Os novos vírus rompem a membrana citoplasmática da célula e ficam livres para infectar novas células.
Neste processo alguns vírus deixam uma parte do seu material genético com as células do ser vivo hospedeiro. Acredita-se que , talvez , seja assim que se forme alguns tipos de câncer
3. REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS
- Reprodução Assexuada:
Grande parte das bactérias se reproduz de forma assexuada (sem intervenção dos gametas).
Nas bactérias, o aumento do tamanho celular e a