reproduçao dos insetos
O sistema reprodutivo é muito eficiente, haja vista as explosões populacionais. Os insetos possuem vários tipos de reprodução, cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens evolutivas.
Os insetos são dióicos, com fecundação interna, ovíparos e possuem os seguintes tipos de desenvolvimento:
Direto: Não apresenta metamorfose, chamado de desenvolvimento ametábolo. Do ovo eclode um jovem parecido com o adulto.
Indireto: Apresentam metamorfose. De acordo com ela podem se dividir em:
- Hemimetábolos: Apresentam metamorfose incompleta. Do ovo eclode uma ninfa, semelhante ao adulto, mas sem asas. Exemplo: Libélulas
- Holometábolos: Apresentam metamorfose completa. Do ovo eclode uma larva, que se alimenta ativamente e depois forma uma pupa, que pode construir um casulo. Na pupa ocorre a metamorfose e dela sai um indivíduo adulto. Alguns representam forma larval aquática. Exemplos: mosca, borboleta, etc.
Aproximação dos sexos
* Os insetos se tornam conspícuos quando sicronizam o tempo e local para o acasalamento. Ex. vagalumes, grilos e a cacofonia das cigarras.
* Menos conspícuos com a mesma eficiência. Ex. feromônios.
* Os sinais de atração do sexo oposto geralmente são espécie-específicos
Côrte
* Comportamento de curta distância que induz a receptividade sexual antes do acasalamento.
* Mecanismo para diminuir a atração cruzada – os sinais podem ser movimentos, danças, estimulação o tátil, odores, vibração das asas.
* Somente a sequência correta garante a cópula. Outras espécies falham pela falta de algum detalhe.
Seleção sexual
* Sexos são dimórficos – machos adornados com características secundárias relacionadas com a côrte. Ex. chifre em besouros, som em grilos e côr das asas em borboletas.
* Darwin – reconhecimento da seleção sexual que difere da seleção natural porque são características associadas com a competição sexual em vez de sobrevivência. Ex. machos que disputam fêmeas em combates, presente nupcial e odores que indicam a sua