reproduçao de caprinos e ovinos
Escolha das fêmeas para reprodução
São escolhidas as fêmeas jovens que alcançaram 70% do peso das demais cabras mais velhas do rebanho. Devem ser selecionadas conforme prolificidade, amabilidade e fertilidade.
As fêmeas devem ser examinadas quanto a aspectos clínicos, ginecológicos, nutricionais e sanitários, pelo menos 21 dias antes da estação de acasalamento.
Recomenda-se fazer uso de suplementação de 20 á 30 dias depois do inicio da estação de acasalamento, para aumentar os índices de implantação dos embriões no útero e concepções.
Nos primeiros 45 dias da estação não é recomendado usar vermífugos, para evitar fetos não sadios.
Escolha dos Machos para Reprodução
São escolhidos machos de com no mínimo 7 meses. Com relação de um macho para cada quinze fêmeas.
No mínimo 60 dias antes da estação de acasalamento deve-se fazer o exame andrológico e clinico para saber a fertilidade do animal. A suplementação nesse período também é recomendada para a melhoria do sêmen.
Estação de Acasalamento
O aparecimento do cio nas cabras, acontece em média de 17 e 21 dias. Se estiverem em bom estado de sanidade, alimentação e ambiente.
Levando em conta o perido de aparecimento do cio são feitas três tentativas de acasalamento para durante a estação terem mais chances de emprenharem.
Normalmente no primeiro ano de manejo são feitas três tentativas, tendo uma estação de acasalamento de aproximadamente dois meses. Mas depois da segunda estação dura em média 42 dias.
Os rufiões e reprodutores devem ser mantidos longe das fêmeas por 21 dias no mínimo, para quando forem colocados em contato com as fêmeas provocarem uma descarga hormonal, e consequentemente a ovulação.
Manejo do Rufião
Há duas maneiras de manejar os rufiões. Uma delas é deixar o rufião durante o dia junto com as fêmeas, usando tinta marcadora no peito deles para ao ficarem sobre as fêmeas marca-las. As fêmeas marcadas devem ser retiradas ao inicio e final da tarde. As fêmeas marcadas são