Representação de plano
Quando o plano intersecta o PH tem traço horizontal. Quando o plano intersecta o PV tem traço vertical. Na figura acima podemos observar um plano qualquer que corta os planos de projeção PH e PV nos traços 1 e 2 respectivamente. Este plano é chamado de "qualquer" porque, como no caso da reta qualquer, é oblíquo aos dois planos de projeção PH e PV. Observe a épura e veja que os traços 1 e 2 são oblíquos à LT. Os dois traços se encontram na LT, isto ocorre com todo plano que intersecta os dois planos de projeção.
Agora, observe na figura abaixo, que a reta r pertence ao plano . A certeza de que ela pertence ao plano está no fato de que seus traços H e V coincidem com os traços do plano 1 e 2.
DIFERENTES POSIÇÕES DE UM PLANO | Imagine um cubo apoiado sobre o PH e encostado no PV. Agora pense em um plano infinito e passando pela face superior do cubo (tampa). Esse plano ocupa uma posição horizontal e paralelo ao PH e por isto recebe este nome.
Plano horizontal, de nível ou paralelo ao PH
Por ser paralelo ao PH não o cortará, logo, apresenta apenas o traço vertical que é paralelo à LT. Qualquer ponto contido nele se projeta vertivalmente sobre seu traço vertical. Qualquer figura contida nele se projeta em VG no PH. Mas agora imagine um outro plano passando por outra face do cubo, exatamente ao contrário do plano horizontal, isto é, paralelo ao PV, ou seja, em uma posição frontal ao PV. Por ser frontal ao PV ele recebe este nome:
Plano frontal ou paralelo ao PV
Por ser paralelo ao PV não o cortará, logo, apresenta apenas o traço horizontal que é paralelo à LT. Qualquer ponto contido nele se projeta horizontalmente sobre o seu traço horizontal. Qualquer figura contida