Reportagem Saneamento De Cabreuva 240415
331 palavras
2 páginas
24/04/2015 - CabreúvaFIQUE POR DENTRO
COMDEMA discute Saneamento Básico de Cabreúva
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) realizou sua 12ª reunião ordinária na tarde do dia 15 de abril, na sede da Associação Cabreuvana da Terceira Idade (Acati), no Jacaré. O encontro reuniu os membros do Comdema, convidados e representantes da Sabesp para tratar de assuntos referentes ao Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico do Município, e foi realizada Oficina de Análise Coletiva do Plano de Saneamento.
A discussão do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente está atendendo uma orientação do Ministério das Cidades, que vê a possibilidade do COMDEMA articular as questões de saneamento junto à população.
A reunião foi comandada pela secretária do Meio Ambiente, Rosimeire Timporim, que acumula a presidência do Conselho. Rosi explicou que o Plano foi concluído em 2009 e só passou por audiência pública em 2013 (no primeiro ano da gestão do prefeito Henrique Martin). “Agora, junto com o Plano Diretor, irá passar por uma revisão para que os dados e as ações sejam reavaliados de acordo com a realidade atual do município”, explica a secretária.
Durante a reunião, a secretária e o representante da Sabesp, Cesar Benedeti, fizeram várias considerações sobre o sistema de saneamento básico do Município e sobre a situação atual do Aterro Sanitário que recebe cerca de 50 toneladas de lixo/dia. Rosi também falou sobre a ampliação da coleta seletiva, implantada em quase todos os bairros de Cabreúva, desde 2013.
Após as explicações, conselheiros e convidados se reuniram para discutir quatro temas abordados no Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico . São eles: Abastecimento de água ; Esgotamento sanitário; Drenagem e manejo das águas pluviais; Limpeza e manejo de resíduos sólidos. Ao final do encontro, o grupo apresentou o resultado das discussões e o que eles gostariam de implementar na