Danaus plexippus
Reino: Animália
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Família: Lepidoptera
Género: Danaus
Espécie: Danaus plexippus
Também conhecida por:
Borboleta-monarca (Português)
Monarch Butterfly (Inglês)
Danaus plexippus, é das borboletas mais conhecidas em todo o mundo, chamando especial atenção devido às suas espetaculares migrações anuais de longa distância. Até há pouco tempo foi considerada migrante de passagem no nosso país até se descobrir uma colónia residente em Portugal em Vila Nova de Milfontes.
Danaus plexippus, começa a sua vida com um ovo posto por uma fêmea adulta numa folha de planta de serralha. Três a doze dias depois do ovo chocar, a lagarta com riscas brancas, amarelas e pretas, possui oito pares de pequenas patas curtas para trepar e partes da boca desenhadas para mastigar folhas. Mas apenas de folhas das plantas de serralha, mais nenhuma, como a planta de serralha tem uma seiva branca e pegajosa que é altamente tóxica para os outros animais, mas não afetam lagarta, tornam apenas o seu corpo altamente tóxico para os predadores.
Curiosidades:
Esta borboleta utiliza a sua coloração brilhante laranja com veias pretas para alertar os predadores de que esta é venenosa e também ajuda a sua camuflagem junto dos troncos das árvores.
Geralmente o macho adulto é ligeiramente maior que a fêmea e tem um ponto preto por cima de cada asa posterior.
CARACTERÍSTICAS DO FILO ARTHROPODA
O Filo Arthropoda é o mais numeroso da atualidade, possuindo uma boa adaptação a diferentes ambientes.
Estes possuem um corpo segmentado, apêndices articulados e o corpo coberto com exosqueleto, chamado quitina. Em alguns casos o exosqueleto é reforçado através da deposição de calcário.
Ao crescer, os artrópodes precisam de abandonar o esqueleto antigo, pequeno, e produzir um novo, maior. Esse fenômeno é chamado de muda ou ecdise e ocorre diversas vezes até acabar o crescimento, na fase adulta. As carapaças deixadas no decorrer das mudas são chamadas de