Rep Blica Do Sud O Do Sul 1
Dados Básicos:
Capital: Juba
Língua oficial: Inglês
Independência: 9 de julho de 2011
População: 11 090 104 habitantes.
PIB per capta: US$ 1 044
História:
Em fevereiro de 2011, a população no Sudão foi às urnas para definir, em referendo, a separação e emancipação da região na porção meridional do país. Com a aprovação de esmagadores 98,8% dos votantes, surgiu então o novo país.
Assim como a maior parte da África, as fronteiras do Sudão foram definidas artificialmente pelas potências ocidentais durante o processo de implantação do colonialismo. Assim, desde a independência do Sudão em relação ao Reino Unido em 1956, o país vive em profundas crises políticas, que confluíram para uma série de guerras civis.
Após a Primeira Guerra Civil Sudanesa, com 17 anos de conflito e 500 mil mortos o Sudão do Sul tornou-se uma região autônoma pela primeira vez. Esta autonomia durou até 1983 com o início da Segunda Guerra Civil Sudanesa, conflito que durou mais de 21 anos e deixou aproximadamente 2 milhões e 500 mil mortos. O conflito só terminou em 2005, com a separação das 2 regiões.
Política:
A diferença entre os dois territórios é latente tanto nos aspectos físicos quanto nas composições étnicas. O norte é majoritariamente composto por regiões desérticas com escassez de água e recursos naturais, enquanto o sul possui uma maior quantidade de vegetação e pântanos.
Além disso, o Sudão do Sul é basicamente composto por povos cristãos, que não aceitavam a dominação política e legislativa dos povos do norte, de maioria islâmica.
Apesar dessas diferenças étnico-culturais, a razão para a existência dos conflitos está plenamente centrada na disputa pelos recursos naturais, principalmente o petróleo, produto do qual os dois países são dependentes, cujas reservas encontram-se majoritariamente no Sudão do Sul.
O governo do Sudão do Sul investe quase 50% das riquezas do país em armamentos, do outro lado, movimentos organizados pela população acusam o