René descartes
1596 em La Haye, que hoje é conhecida como
Descartes. Filho de Joachim Descartes, advogado e juiz, e Jeanne Brochard que veio a falecer quando tinha um ano de idade durante o parto de seu terceiro filho. Aos oito anos, ingressou no colégio jesuíta Royal Henry-LeGrand, em La Flèche, cujo curso durava três anos.
"Descartes não mereceu, como se sabe, a plena admiração dos escolares jesuítas, que o consideravam deficiente filósofo".
Ao completar dezesseis anos ingressou na Universidade Poitiers, onde cursou Direito e Medicina. Interessou-se por quase todos os ramos do saber:
Medicina, Astronomia, Matemática e Física. No entanto, Descartes nunca exerceu
Direito.
Na Holanda, em 1618, alistou-se no exército do Príncipe Maurício de Nassau, pensando em seguir carreira militar, pois para ele o militarismo contemplava a educação, “Antes ouvinte numa escola de guerra do que verdadeiro militar”.
Durante esse período, fez amizade com Isaac Beeckman (Matemático, físico, médico e filosofo) que o influenciou e compôs um pequeno tratado sobre música intitulado Compendium Musicae (Compendio de Música).
René tinha interesse em aplicar seu conhecimento às questões práticas.
Pesquisou formas de melhorar as manobras de uma cadeira de rodas e meios para evitar o embranquecimento dos cabelos.
No ano de 1619, ao viajar para Dinamarca, Polônia e Alemanha, local da tradição – em 10 de novembro do mesmo ano – através de um sonho previu um sistema matemático e científico. Após três anos retornou a França, vivendo os anos posteriores em Paris e na Europa. Em seu tratado nesse mesmo ano, De Solidorum 20
Elementis, Descartes, desenvolve a fórmula V + F = A + 2, erradamente e frequentemente atribuída a Euler (1707 – 1783), que relaciona as arestas (A), os vértices (V) e as faces (F) de um poliedro regular. Para muitos isso foi uma tentativa de algebrizar a geometria sólida.
Em 1628 René escreve “Regulae