Rentabilidade
Liquidez: é a capacidade de um ativo se transformar em dinheiro. Posso retirar meu dinheiro desta aplicação a qualquer momento?
Para que uma pessoa possa investir com tranquilidade e, assim, manter sua saúde financeira, é necessário que haja conhecimento sobre o mercado para que se possa fazer uma boa aplicação de seus recursos financeiros. Para isso, é fundamental compreender bem os conceitos de rentabilidade e liquidez – importantes para quaisquer categorias ou estilo de investimento.
Entretanto, antes disso é importante apresentar outro termo que está na base dos dois conceitos: o risco, que se refere às variações de rentabilidade dos diversos tipos de fundos de investimento e que interfere diretamente em sua saúde financeira. Assim, há cenários em que o retorno de dinheiro é seguro, mas com pouca margem para lucro – renda fixa, poupança e fundos mais conservadores. Em outros casos, observa-se uma margem de ganhos mais alta, mas com a possibilidade de perda financeira – é o caso do mercado de ações.
Essa diferenciação ocorre porque as ações dependem do humor das notícias a respeito do mercado financeiro, seja a respeito de empresas que têm ações disponíveis na Bolsa, seja em relação à política econômica do país. A renda fixa não passa por esse tipo de instabilidade, porque seus rendimentos são pré-estabelecidos, ou tem uma variável única. A rentabilidade, então, conecta-se fortemente ao risco, uma vez que os ganhos estão ligados à disposição do investidor para investimentos e correr riscos de perder dinheiro. Os custos de manutenção do fundo de investimento também deve ser levado em consideração, ao se avaliar o nível de rendimento de um investimento, pois variam muito. Afinal, o investidor precisa observar se o alto ganho não será corroído por taxas muito dispendiosas.
Já a liquidez se refere à rapidez, através da qual um