Rensenha

857 palavras 4 páginas
CONTO : PAI CONTRA A MÃE (ANALISE) Este trabalho analisa a estética machadiana no conto Pai contra mãe, uma pequena parcela da produção deste grande autor, mas que é rica em dados que mostram como ele constrói a sua ironia. Essa construção pode ser percebida através dos subsídios que estruturam essa narrativa. Machado ao construir este conto utilizou elementos que acentuam o tom irônico de suas palavras, isso se torna necessário, uma vez que o conto, enquanto gênero, é caracterizado por ser uma narrativa breve e cuja ação é inerentemente curta. Através da análise dos elementos semânticos, da ambivalência no texto machadiano, responsável pela comparação com o Cândido de Voltaire, do pessimismo e dos aspectos da estrutura narrativa como a perspectiva do narrador, a construção do nome das personagens e a função que a protagonista desempenha dentro do enredo, mostramos como o autor consegue a apresentação de uma ironia rica, trabalhada minuciosamente, a fim de que nenhum aspecto do texto se desvie do propósito dele, que é criticar as várias facetas do ser humano e do sistema social vigente na época em que a narrativa foi escrita.

NOTAS SEMANAIS, O CRUZEIRO, MACHADO DE ASSIS AFRO-DESCENDESCO http://www.editora.unicamp.br/lingua-e-literatura/colecao-cronicas-de-machado-de-assis/notas-semanais.html RESENHA DO FILME QUANTO VALE OU É POR QUILO?

Um filme que desde as primeiras cenas nos mostra semelhanças entre a escravidão de outrora e os dias de hoje. Uma escravidão camuflada que o povo não percebe ou às vezes não quer enxergar devido as circunstâncias do meio onde vive ou trabalha.
O filme com direção de Sérgio Bianchi mostra a relação entre o passado e o presente, entre os mais necessitados e aqueles que detém o poder. Da mesma forma aqueles que tiram proveito de situações para se promover ou se beneficiar financeiramente como as ONGs mostradas no filme.
O filme nos leva a perceber e refletir a semelhança entre os dois períodos colocados por Bianchi.

Relacionados

  • Rensenha Fundamentos da Arquitetura
    922 palavras | 4 páginas
  • Rensenha: Inventário de Valores Organizacionais
    508 palavras | 3 páginas