Diferença entre física clássica e moderna
- As teorias físicas desenvolvidas antes do século XX.
- Todas teorias que não trabalham com conceitos quânticos (neste caso as teorias da relatividade são consideradas clássicas).
Física clássica inclui a mecânica clássica, a termodinâmica, o eletromagnetismo (que inclui a óptica clássica) e as teorias de relatividade (no segundo contexto).
Apesar do nome, as teorias clássicas são estudadas e pesquisadas atualmente, pois explicam adequadamente a maior parte dos fenômenos em física. Por exemplo, em mecânica clássica o campo de estudo mais atual são sistemas caóticos.
Basicamente a descrição da maior parte dos sistemas macroscópicos é bem sucedida pelas teorias clássicas.
Física moderna pode significar uma das três coisas:
1) A física do século XX até agora.
2) A física do início do século XX até cerca de metade do século XX.
3) Qualquer teoria física que utilize conceitos quânticos.
No sentido de 3), algumas teorias modernas são a mecânica quântica, a eletrodinâmica quântica, as teorias de campo e o modelo padrão.
Exceto pela relatividade geral, todas teorias modernas (no sentido de 3) englobam as teorias clássicas como casos limites. As teorias modernas foram criadas para resolver problemas experimentais e teóricos. Em geral, os postulados e conceitos das teorias modernas são radicalmente diferente dos das teorias clássicas, embora seja possível, com certos conhecimentos matemáticos, exibir semelhanças entre ambas.
As teorias modernas se aplicam bem a todos sistemas microscópicos (átomos, núcleos, moléculas e partículas elementares).