Renovable
Neste livro o autor discorre sobre questões matemáticas com leveza e bom-humor, alternando teorias sobre a probabilidade com histórias saborosas de personalidades que marcaram a história da ciência. Assim, o leitor se depara com conhecimentos e descobertas sobre temas como a aleatoriedade e a estatística.
Melhor dizendo, esta obra enfoca a questão do acaso, como ele atua no dia-a-dia e influencia nossa jornada existencial. O físico norte-americano faz um exaustivo levantamento das situações pretensamente regidas por eventos aleatórios e realiza uma investigação profunda sobre diversos campos de atuação do ser humano, da esfera financeira ao mundo esportivo, das celebridades hollywoodianas à atuação dos médicos, nos quais a aleatoriedade está presente.
O autor defende que seu objetivo, com a exposição destas teses matemáticas, é facilitar a realização de opções mais corretas e ajudar as pessoas a coexistir com situações que fogem ao seu domínio. Ler este livro requer que o leitor esteja apto a questionar determinadas crenças sobre o movimento do mundo. Ele acredita que inúmeros fatores podem ser previstos tanto quanto o passo seguinte de uma pessoa embriagada.
Leonard revela que a cultura grega desprezou o campo do aleatório. Coube aos romanos, particularmente a Cícero, criar a expressão ‘probabilidade’, uma vez que ele pretendia se beneficiar com os jogos. Posteriormente o matemático Cardano, igualmente interessado em obter lucros nesta história, ajudou a desenvolver esta tese. Pascal, Fermat, Bernoulli, e outros cientistas, também deram suas preciosas contribuições neste quesito.
Pode-se até questionar a teoria de Leonard, mas ele teve pelo menos um mérito: capturar a atenção do seu leitor para um tema normalmente árduo, a Matemática. Ele recorre sem cessar a casos extraídos do cotidiano e a eventos que constam da história desta disciplina para ilustrar suas crenças e convencer o leitor da validade desta controvertida