Renova O Matrizes Energ Ticas
4468 palavras
18 páginas
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)Engenharia de Energia
Renovação da Matriz Energética Brasileira: Evolução Da Matriz Energética
Discente:
Docente:
2015
Discente:
Renovação da Matriz Energética Brasileira: Evolução Da Matriz Energética
Trabalho final da disciplina Introdução a Engenharia de Energia, apresentado no Campus Experimental de Rosana - UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, do curso Engenharia de Energia.
Docente:
O consumo de energia no Brasil vem crescendo em ritmo acelerado nos últimos anos. Essa expansão reflete uma das faces da melhoria da qualidade de vida, do desenvolvimento nacional e inclusão da população em patamares maiores de renda, que levam à compra de bens que dão comodidade à vida: geladeiras, computadores, ar-condicionado, celulares, automóveis e motos, entre outros. Isso aumenta muito o consumo de energia – dos combustíveis a eletricidade. A indústria aumenta seu uso na produção dos bens, e a população, consumindo no dia a dia.
O produto interno bruto (PIB) do Brasil, de 2003 a 2013, cresceu pouco mais de 40%, chegando a 4,8 trilhões em 2013. No mesmo período, o consumo de energia cresceu 63%, o que significa um esforço enorme para produzir essa oferta suplementar. A pressão por mais oferta de energia trás consigo aspectos negativos, como a possibilidade do esgotamento dos recursos utilizados para a produção de energia, o aumento no uso de fontes não renováveis e poluidoras, o impacto ao meio ambiente produzido por essa atividade, os elevados investimentos exigidos na pesquisa de novas fontes e construção de novas usinas.
Esse fenômeno não é só brasileiro. O consumo de energia cresce no mundo. Atualmente, isso é ainda mais intenso nas grandes economias emergentes, com as do Brasil, China e Índia. Nos dois gigantes asiáticos, a questão é mais aguda, pois suas economias crescem a taxas elevadas e suas populações somadas superam 2,6 bilhões de pessoas,