Renha a comunicação humana
BARROS, Diana Pessoa de. A Comunicação Humana. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à lingüística: objetos teóricos. 4ª ed.Contexto, 2005.
A Obra “A Comunicação Humana” aborda desde os objetos mais básicos dos estudos da linguagem, até métodos e perspectivas diferenciadas das dos estudos linguísticos visa com outras metas encontrar soluções para os problemas da língua, através do esquema da comunicação de forma simplificada, linear e com caráter mecanicista.
O presente artigo esta dividido em cinco capítulos, sendo o primeiro subtítulo Língua como instrumento de comunicação; O modelo de comunicação da teoria da informação; Simplificação e “complementação” as propostas de B.Malmberg e R Jakobson; Modelar linear e modelo circular da comunicação: a interação verbal e Caráter mecanicista e caráter “humanizante” das concepções de comunicação: competência modal e semântica dos sujeitos da comunicação.
No capitulo Língua como instrumento de comunicação, onde o mesmo relata a importância da comunicação no mundo globalizado. Esta importância também se faz presente, nos estudos da linguagem onde ela sempre teve e tem papel essencial, o qual foi afetado no inicio do século XX com a afirmação de Saussure de que a língua era fundamentalmente um instrumento de comunicação, abrindo com isso, rupturas sobre as concepções anteriores. ·. Já no segundo capitulo: O modelo de comunicação da teoria da informação define língua como um sistema de código que transmite mensagens de um emissor para receptor, e como referencia utiliza o esquema de C.F Shannon onde o mesmo é divido em duas ou mais caixas, que separam codificação e a decodificação da emissão e da recepção propriamente ditas, um canal, isto é, um suporte material ou sensorial, onde ocorre transferência de mensagem, como a transmissão, de um emissor a um receptor das mensagens organizadas segundo um código e transformada em sequências de sinais. Porém, na comunicação entre seres humanos, mais