Rene Descartes
René Descartes foi um importante filósofo, físico e matemático da idade moderna. Descartes é considerado o “pai da filosofia moderna”, pois, abriu caminho para a discussão sobre ciência e ética, sobretudo ao enfatizar a capacidade do ser humano de construir seu próprio conhecimento.
Escreveu Discurso do método, Meditações metafísicas, Regras para a direção do Espírito, Tratado do mundo, Princípios de filosofia, Tratado das paixões da alma, além de inúmeras cartas.
René Descartes
René Descartes nasceu no dia 31 de Março de 1596 em La Haye en Touraine (atualmente Descartes), Indre-et-Loire, França. Foi um filosofo, físico e matemático francês.
Descartes era reconhecido, sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria.
Do ano de 1604 ao ano de 1614 Descartes estudou no colégio jesuíta de La Flèche. Onde aproveitava o privilégio de se levantar quando queria, adquirindo assim o hábito de meditar no próprio leito. Apesar de apreciado por seus professores, Descartes se diz decepcionado com o ensino que lhe foi proposto. Dando continuidade aos seus estudos formou-se em direito, em 1616, pela Universidade de Poitiers. No entanto não exerceu a profissão. Em 1618 foi para a Holanda, alistando-se no exército do príncipe Maurício Nassau com a intenção de seguir carreira militar.
Em 1619, viajou para a Alemanha onde, teve uma ideia de um novo sistema matemático e científico. No mesmo ano, ele viajou para a Dinamarca e a Polónia. Em 1622 retornou à França, passando os anos seguintes em Paris.
Em 1628, compôs as Regras para a Direção do Espírito e partiu para os Países Baixos, onde viveria até 1649. Em 1629, começou a redigir o "Tratado do Mundo", uma obra de física na qual aborda a sua tese sobre o heliocentrismo. Porém, em 1633, quando Galileu é condenado pela Inquisição, Descartes abandona seus planos de publicá-lo.
Em 1637, publicou três