ATPS instalações eletricas
Disciplina: Instalações elétricas I
Professor: Gil
Data de entrega:
-ATPS-
Atividade pratica supervisionada
Alunos:
Cleber Souza Alves RA: 3206500714
Emerson Alves Barros RA: 3226024042
Erasmo Carlos RA: 3245510985
Everson de Castro e Souza RA: 3200487868
Thiago Pereira de Oliveira RA: 3218529966
Rafael Soares RA: 3200493551
Taguatinga-DF
Novembro de 2014
Etapa 3:
Passo 1:
Descrever o significado do fator de potencia, cálculos, melhoramento, consequências e causas da correção do fator de potencia, tarifação, geradores de potencia reativa, localização dos capacitores, limitações no uso de capacitores, cuidado na aplicação dos capacitores, proteção, etc. Utilizar figuras e equações.
Fator de potencia
As maiorias das cargas das unidades consumidoras utilizam energias reativa indutiva, como motores, transformadores, lâmpadas de descargas, fornos de indução, entre outros.
As cargas indutivas necessitam de campo eletromagnético para seu funcionamento, por isso sua operação requer dois tipos de potencia:
Potencia ativa (kW)
Potencia ativa é medida em kWatts, que efetivamente realiza trabalho, gerando calor, luz, movimento, etc.
Potencia ativa + Potencia reativa
Potencia reativa é medida em kVAr, usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas.
Assim, enquanto a potencia ativa e sempre consumida para executar trabalho, a potencia reativa, alem de não consumir trabalho, circula entre as cargas e a fonte de alimentação ocupando um “espaço” no sistema elétrico que poderia ser utilizado para fornecer mais energia ativa. A potencia ativa e a potencia reativa se juntam, constitui a potencia aparente, medida em kVA, que é a potencia total gerada e transmitida à carga.
Triangulo de potencia
O triangulo de potencia é utilizado para de mostrar graficamente, a relação entre as potencias ativas, reativas e aparentes.
A razão