Renascimento
Alex Paduan Nº 02
Gean Caciatori Nº 07
Henrique Ramos Nº 08
Lucas Guimarães Nº 16
Mateus Assis Nº 19
O Renascimento e Suas Consequências
São Paulo
2014
Sumário
Introdução 2
O Renascimento 3
Renascimento Científico 4
Características Principais 4
Principais Cientistas do Período: 5
Giordano Bruno 6
Renascimento Cultural 6
Renascimento Artístico 7
O Homem Vitruviano 7
Revolução Protestante 8
François Rabelais 9
A Contra Reforma 10
Humanismo 11
Iluminismo 12
Principais Filósofos Iluministas 13
Conclusão 14
Referências Bibliográficas 15
Introdução
Chamou-se “Renascimento” em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que notaram as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção de renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt “A cultura do Renascimento na Itália” (1867), onde ele definia o período como uma época de “descoberta do mundo e do homem”.
O Renascimento
As mudanças ocorridas na Europa, como o desenvolvimento do comércio e das cidades e a expansão marítima, foi acompanhada por um intenso movimento cultural.
Essas transformações faziam os europeus acreditarem que viviam em um novo tempo, muito diferente daquele que imperou durante toda a Idade Média. Por isso, os europeus dos séculos XIV ao XVI acreditavam estar presenciando o verdadeiro Renascimento.
Assim, em grande parte da Europa, começaram a surgir escritores e artistas preocupados em expressar os valores daquela “nova” sociedade. Em grande parte, essas atividades culturais eram financiadas por ricos comerciantes e banqueiros.
Renascimento Científico
O Renascimento Científico deve ser entendido dentro do contexto do