renascimento
Aos alunos dos Primeiros Anos: A/B/C/e D da Escola Estadual Odete Ignêz R. Villas Bôas.
Olá!!
Antes de falar em Renascimento, vamos abrir as caixinhas da mente cheias de conhecimentos e relembrar o que estudamos nas aulas anteriores?
Estudamos sobre a invasão dos povos germânicos no Império Romano (século X), fazendo com que a população insegura fosse procurar abrigo, nas terras Senhoriais. Contribuindo para a fragmentação do poder político no Ocidente e a ruralização da sociedade. Iniciava-se assim, o feudalismo, cujas características mais importantes eram: o poder descentralizado, o modo de vida rural e a forte religiosidade.
No século XI- de 1096 a 1270, expedições foram formadas sob o comando da Igreja, e o chamado do papa urbano II a fim de recuperar Jerusalém (que se encontrava sob domínio dos turcos) e reunificar o mundo cristão, dividido com a “Cisma do Oriente”. Essas expedições ficaram conhecidas como Cruzadas. As expedições ganharam esse nome pois, os soldados utilizavam um uniforme e um escudo, cujo símbolo era uma cruz vermelha. As cruzadas também contribuíram para a decadência do feudalismo. Mas, além disso, promoveu a abertura de novas rotas de comércio entre o Ocidente e Oriente. RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO
O Renascimento Comercial e Urbano aconteceu numa fase em que o sistema feudal estava passando por uma crise, ou seja, estava em transição. Uma fase de grandes transformações (social, política econômica, religiosa e cultural) na Europa .
Com o fim das Cruzadas, a Europa vivia um período de paz, aumento populacional e inventos tecnológicos. Nos feudos, foram aplicadas novas técnicas agrícolas como: A "charrua"- uma espécie de arado feito de ferro (antes eram feitos de madeira, para uma agricultura de subsistência). Com essa nova ferramenta, a terra podia ser perfurada com mais profundidade, assim os grãos ficavam mais ao fundo da terra evitando