Renascimento
Inspirou-se no humanismo, que foi um movimento feito por homens inteligentes que defendiam o estudo da cultura dos gregos e dos romanos, e a volta aos princípios que eles acreditavam, como: a razão e a liberdade.
O Renascimento trouxe uma mentalidade racionalista, ou seja, não acreditar apenas na fé (no que não se pode ver), mas também ver o mundo de um ponto científico.
O pensador moderno não buscava somente conhecer a realidade, mas também controlar ela, Ou seja, o homem buscava entender os fenômenos da natureza, entender as coisas que aconteciam no mundo, e também controlar essas coisas.
Porém, isso não significa que nenhuma pessoa mais acreditasse na fé. ameaças à nova mentalidade.
Com a teoria de Copérnico de que o homem não é centro do universo, a igreja e todo o resto ficam abalados, portanto o homem só acharia um novo centro na razão.
O Homem dos séculos XV e XVI (Renascimento) preocupa-se com o estudo da Natureza. Baseado na observação e na experiência, desenvolveu várias ciências (Doc.4 – pag.61). : Geografia e Ciências da Natureza (Botânica e Zoologia) – descoberta de novos mundos, plantas e animais de outros continentes; Astronomia (estudo dos astros) – Teoria Heliocêntrica de Nicolau Copérnico, segundo a qual o sol é o centro do universo, em torno do qual giravam a Terra e os outros planetas (coloca-se em causa a teoria durante séculos defendida pela Igreja segundo a qual a Terra seria o centro do Universo – Geocentrismo) – Ler Texto 5 pág.61. Medicina – Estudo da anatomia humana, com recurso a cadáveres; Matemática – Desenvolvimento da álgebra e da geometria. (doc.3 pág 61) Aula de História / 8ºAno