Renascimento
A centralidade espacial tem como principais características a cúpula, o círculo e a planta em cruz grega, que possuem o papel de enfatizar a centralidade ambiental da igreja renascentista, além de promover uma aproximação entre Deus e os homens. A cúpula revela um universo claro e racional promovendo o antropocentrismo; contribui para aproximação do homem com Deus. O círculo é a forma geométrica que mais apresenta perfeição, ou seja, é a melhor forma para gerar uma organização espacial ideal, enfatizando o centro; o círculo expressa a racionalidade. A cruz grega, que possui os braços a uma mesma distância, diferente da cruz latina, usada no período medieval, visa aproximar e centralizar o acesso e permitir que os homens encontrem Deus.
6) Por que Brunelleschi é considerado o primeiro gênio individual da arquitetura e qual a sua contribuição para a história da arquitetura?
Brunelleschi é considerado o pai da arquitetura renascentista, pois ele inventou a característica mais significativa do período renascentista: a perspectiva, que enfatiza a centralidade do espaço. A história da arquitetura é diferente daquela vista no período medieval, que acreditavam no trabalho coletivo, para Brunelleschi a história é feita de indivíduos, no qual o arquiteto é o autor e comandante do projeto, ou seja, acredita que ao se distanciar do artesão, a novo modo de projetar e construir o aproxima da intelectualidade.
7) A “arché” do Renascimento apresenta uma dupla fonte: o universo geometrizado e a antiguidade clássica. Explique o significado desta dupla mimesis.
A dupla mimesis era utilizada na arquitetura, tornava visível a nova ordem cósmica e o antropocêntrico mundo clássico. A ordenação do universo agora é por base da matemática, do racionalismo. O significado dessa dupla revela uma nova relação do homem consigo mesmo, com o universo e com Deus.
8) Como se dá a relação do homem renascentista