Renascimento e barroco contemporâneo
ESCOLA UNIVERSITÁRIA DAS ARTES DE COIMBRA
renascimento
|
barroco
- Índice -
1.Museu de Arte Contemporânea Niterói 1.1 Fotografias 1.2 Desenhos técnicos 1.3 Texto introdutório 2.Prada Aoyama 2.1 Fotografias 2.2 Desenhos técnicos 2.3 Texto introdutório 3.Análise 3.1 A evolução do linear ao pictórico 3.2 A evolução do plano à profundidade 3.3 A evolução da forma fechada à forma aberta 3.4 A evolução da pluralidade para a unidade 3.5 A clareza absoluta e a clareza relativa do objeto
2 3 4 5 6 7 8 9 10 10 10 10 11 11
1
1.Museu de Arte Contemporânea Niterói
Arquitecto: Oscar Niemeyer Localização: Niterói, Brasil Projecto: 1989-1990 Construção: 1991
2
1.1 Fotografias
3
1.2 Desenhos técnicos
4
1.3 Texto introdutório “Procuro orientar meus projectos, caracterizando-os sempre que possível pela própria estrutura. Nunca baseada nas imposições radicais do funcionalismo, mas sim, na procura de soluções novas e variadas, se possível lógicas dentro do sistema estático. E isso, sem temer as contradições de forma com a técnica e a função, certo de que permanecem, unicamente, as soluções belas, inesperadas e harmoniosas. Com esse objetivo, aceito todos os artifícios, todos os compromissos, convicto de que a arquitectura não constitui uma simples questão de engenharia, mas uma manifestação do espírito, da imaginação e da poesia.” (NIEMEYER, 1960)
Fiel à velha prancheta, ao concreto armado e aos conceitos de beleza e de leveza na arquitectura, Oscar Niemeyer, um dos arquitectos mais importantes do século XX, não recorre nem às novas tecnologias, nem aos novos materiais para criar suas obras. De acordo com Niemeyer (1999), a arquitetura do Museu “decorreu espontânea como uma flor”. Uma forma inventada que nos remete a um disco voador, um pássaro ou mesmo às velhas “igrejas coloniais brasileiras [...] uma arquitetura branca, que faz frente ao meio, que celebra a presença humana e cria uma nova paisagem”