Renascimento Cultural
HISTÓRIA
MUCIANE LIMA DA SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
EUNÁPOLIS
2013
MUCIANE LIMA DA SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
EUNÁPOLIS
2013
EUNÁPOLIS 2013
Introdução
O Renascimento Cultural ou Renascença, como alguns preferem situar o período de grandes mudanças culturais entre os séculos XIV e XVI das camadas urbanas da Europa Ocidental marcou época e ficou caracterizada por retomar os valores da Cultura Greco-romana também chamada cultura clássica e simbolizou a diversidade de idéias e o espírito crítico reinante no momento.
Esse movimento se espalhou por diversas regiões da Europa e influenciou as artes, a ciência, a Filosofia, a literatura e as formas da sociedade ver e pensar o mundo.
O Renascimento surgiu como proposta de rejeição aos padrões definidos pela Igreja Católica e baseado numa concepção voltada para o individualismo e racionalismo, considerados os pilares da modernidade e se firmou como marca da transição da sociedade feudal para a burguesa e como passagem da Idade Média para a Moderna.
Desenvolvimento
No livro didático, intitulado “História” de Divalte Garcia Figueira, mestre em História pela USP e publicado em 2005, o autor vai tratar no capítulo 19 do livro na página 101, do tema ‘Uma revolução chamada Renascimento’.
No capítulo citado, o próprio autor do livro, Divalte, apresenta várias informações interessantes a respeito do período estudado, ou seja, o Renascimento, no entanto não apresenta outro autor que possa ajudar a compor o texto do capítulo.
O autor teve toda a preocupação em fornecer trechos de documentos, dentro do capítulo estudado, de forma que o pesquisador ao estudar, tenha acesso a informações pertinentes ao período e possa entender os acontecimentos que marcaram a época e compreendam melhor a dinâmica do estudo.
Com o ‘quatro