Renan
O livro é estruturado em vários tópicos, contudo, podemos entendê-lo como uma obra dividida em duas partes: Importância e história da argumentação e, técnicas argumentativas.
Na primeira parte, o autor fala dos motivos pelos quais devemos aprender a argumentar, assim como a diferença entre argumentar, convencer e persuadir. Conhecemos os primórdios da argumentação, ou seja, a retórica, que surgiu por volta de 427 a.C. em Atenas, na Grécia Antiga; e também as condições para argumentação e os tipos de auditório.
A segunda parte trata das técnicas argumentativas, de forma bem ampla e exemplificada. Vemos que as técnicas de argumentação se dividem em dois grupos principais, que são os argumentos quase lógicos e os fundamentados na estrutura do real. Vemos também alguns recursos para dar visibilidade aos argumentos, a hierarquia de valores e as figuras de linguagem como instrumentos de argumentação. Além de todas as técnicas apresentadas nesta segunda parte da obra, o autor discorre sobre o que é argumentar.
A presente obra, apesar de muito útil ao aprendizado de argumentação, por ser rica em conteúdo, torna-se, por vezes, uma leitura cansativa. Sua própria estrutura contribui para isso, visto que o livro é organizado em tópicos e subtópicos, de forma unificada, sem separação por capítulos. Apesar de ser recomendável para diversos públicos, certamente o leitor precisará de uma segunda ou terceira leitura para assimilar tudo. O conteúdo é muito bom, mas poderia ser melhor organizado e desenvolvido a fim de tornar a leitura mais prazerosa. g