Remediacaoebioremediacao
729 palavras
3 páginas
Remediação e BiorremediaçãoIntrodução
A preocupação com as questões ambientais é algo relativamente recente. Devido a isso, muitos danos já foram causados ao meio ambiente, principalmente aqueles relacionados à poluição causada por indústrias que deixaram como legado à nossa geração centenas de km² de áreas contaminadas por resíduos industriais. Mesmo hoje, com toda a fiscalização existente, inúmeras indústrias ainda insistem em destinar seus resíduos da forma incorreta, de modo que, com o tempo estes resíduos vão contaminando o solo, os lençóis freáticos e até mesmo o ar. Prejudicando a vida de milhares de pessoas direta ou indiretamente.
Depois que a contaminação ocorre, a única solução possível é tentar recuperar a área contaminada através de técnicas específicas que acabam saindo caro. Mesmo assim, alguns tipos ou graus de contaminação (como a radioativa, por exemplo, em que o grau de contaminação é muito alto) envolvem investimentos e quantidade de tempo tão grandes, que tornam o processo de recuperação inviável.
Quando se inicia o trabalho de recuperação de uma área contaminada, deve se fazer primeiro uma avaliação do local, que envolve: uma investigação preliminar para avaliar o histórico do local; em seguida, uma investigação confirmatória onde será constatada se efetivamente há contaminação ou não; e, depois, sendo constatada a contaminação, deve-se fazer uma investigação detalhada onde se verifica os tipos de contaminantes, grau de contaminação, etc.. Depois de constatada a contaminação e a situação geral da área são feita uma análise de risco, seguida por ensaio piloto e elaboração do projeto de remediação para verificar qual a melhor técnica de recuperação a ser empregada no local. Confirmado o melhor procedimento a seguir inicia-se a recuperação da área propriamente dita que chamamos de “remediação”.
Remediação:
Quanto aos tipos de técnicas empregadas na recuperação das áreas degradadas podemos classificá-las de acordo com o local onde são