Rembrandt
2015
Aluno: Raul Antônio Oliveira Souza
Professora: Marlene
Turno/Série: Turno Vespertino, 7ª Série B
Disciplina: Artes
Objetivo: Relatar a vida de Rembrandt
Nome Completo:
Rembrandt Harmenszoon Van Rijn
Nasceu em 15 de julho de 1606, na cidade de Leida (República Unida dos Países Baixos), e morreu em 4 de outubro de 1669, com 63 anos, em Amsterdã (República Unida dos Países Baixos).
Era de nacionalidade holandesa, e se ocupou na posição de pintor e gravador. Participou do movimento estético, denominado Moimento Barroco. Devido a sua empatia pela condição humana, ele foi chamado de "um dos grandes profetas da civilização".
A luz passa a ser não só um elemento que compõe o ambiente, mas começa a fazer parte do plano espiritual da pintura, como a luz da alma humana. Os efeitos de luz criam a forma e o espaço e a cor se subordina a estes, daí a ser chamado de mestre das luzes e sombras.
Rembrandt pintou usando basicamente três temas distintos:
As pinturas sacras, que representavam cenas bíblicas; Os autorretratos, eram leituras psicológicas do autor, foram comparados somente aos que Vincent Van Gogh fez de si mesmo e os retratos de grupos, estes procuravam os pintores para terem seu retrato imortalizado em uma tela.
Exemplificou com as respectivas obras: “O retorno do filho pródigo”, “autorretrato” e “A Aula de Anatomia do Dr. Tulp”, os temas usados em suas pinturas. Realizou mais de 100 autorretratos, no total e buscava demonstrar suas leituras psicológicas.
Rembrandt, também foi muito famoso como gravador, e usava das mais variados temas: cenas bíblicas, mitologia, paisagens, nus, retratos e outras mais.
Tendo alcançado sucesso na juventude como um pintor de retratos, seus últimos anos foram marcados por uma tragédia pessoal e dificuldades financeiras.
Em 1634 casou-se com sua sobrinha, Saskia van Uylenburg.
Segundo os estudiosos sua pintura divide-se em duas fases:
Na primeira, é evidente a influência