SOCRATES
Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 aC, e tornouse um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental
. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana.
Não se sabe ao certo qual o trabalho de Sócrates, se é que ele teve outro além da
Filosofia
, de acordo com algumas fontes ele só trabalhou de oleiro com seu pai. Na obra de
Xenofonte
,Sócrates tinha o hábito de debater e dialogar com as pessoas de sua cidade.Um Filho de pais humildes, dedicouse ao estudo da filosofia e à meditação, mesmo sem qualquer recompensa financeira.
Apesar de ter ocupado cargos políticos, chegando, inclusive, a ser convidado para o Senado dos quinhentos, suas idéias não foram aceitas pela aristocracia grega
.Passaram a ver o filósofo como uma ameaça ao funcionamento da sociedade grega vigente na época.Os jovens, por outro lado, passaram a seguir Sócrates, constituindo um grupo de discípulos.
Logo Sócrates começou a fazer vários inimigos, assim causando uma grande intriga. Mas eis que a guerra do Peloponeso estourou, todos os homens entre 15 e 45 anos de idade foram enviados para lutar. Sócrates, pela sua habilidade de fazer as pessoas o seguirem, foi escolhido então como um dos generais .
Quando Sócrates foi para o tribunal disse que era grato e os amava e que obedecia deus e não eles. Sócrates então deixou o tribunal e foi para a prisão ficou preso por 30 dias sob custódia de onze magistrados encarregados, em atenas , da polícia e da administrasao penitenciaria.Chegando o dia da execuçao . No dia depois de suas palavras ele bebeu e, diante dos amigos, aos 70 anos, morreu por envenenamento.