Relés
Relés Eletromecânicos
É apresentada uma descrição sucinta dos principais tipos de relés eletromecânicos utilizados na proteção de sistemas elétricos (sobrecorrente, direcionais, sobretensão, diferenciais e de distância). Em face da diversidade dos tipos existentes, não serão feitos aprofundamentos em relação ao hardware. Por simplicidade, os princípios de funcionamento são explicados a partir de estruturas elementares. Apesar da gradativa substituição pelos relés digitais, o estudo dos relés eletromecânicos é indispensável em um primeiro curso de Proteção de Sistemas Elétricos, em face do grande número de unidades ainda existentes. Além disso, a compreensão do princípio básico de funcionamento dos demais tipos de relés é facilitada.
1. Relés de Sobrecorrente (50/51)
Os relés de sobrecorrente são os mais utilizados em sistemas subtransmissão e distribuição de concessionárias e indústrias. Apresentam simplicidade de construção e baixo custo, em relação aos demais tipos. Quanto ao tempo de operação, são classificados como instantâneos e temporizados. 1.1 Relés de Sobrecorrente Instantâneos (50) É mostrado na Fig. 1 um tipo de relé que funciona mediante atração de uma armadura basculante, denominada armadura em charneira. Funciona tanto em corrente alternada como em corrente contínua.
Fig. 1. (a) Relé de sobrecorrente instantâneo; (b) característica ideal. Acima de certo valor de corrente, Ia, é desenvolvida uma força de atração no entreferro, Fe, que supera a ação da gravidade sobre a armadura móvel. Isto ocasiona fechamento dos contatos de um circuito que causa disparo imediato de disjuntor, acionamento de alarme ou outra ação de controle.
1
Chagas - DEE / UFCG
1.2 Relés de Sobrecorrente Temporizados (51) De acordo com a característica tempo versus corrente, esses relés são classificados como relés de tempo definido e relés de tempo inverso. As características tempo versus corrente dos mesmos são mostradas na Fig. 2.
Fig. 2.