Relé
Controle de
Relés
Autor: Luís Fernando Patsko
Nível: Intermediário
Criação: 13/03/2006
Última versão: 18/12/2006
PdP
Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos
http://www.maxwellbohr.com.br contato@maxwellbohr.com.br http://www.automato.com.br atendimento@automato.com.br 1 − Introdução
Os relés são chaves eletromagnéticas usadas para o acionamento de cargas de alta tensão e/ou alta corrente a partir de um circuito de baixa tensão, conforme as características do relé usado.
Estes são de grande utilidade quando queremos acionar cargas de alta tensão a partir de um circuito que fornece apenas alguns volts como, por exemplo, a partir do MEC1000 ou do
KDR5000, para acionar qualquer tipo de mecanismo que se alimenta com uma corrente mais alta que a fornecida por este circuito.
2 − Funcionamento
Figura 1. Modelos de relés vendidos comercialmente.
O relé tem sua construção baseada num contato metálico que se abre ou fecha sob a influência de campo eletromagnético induzido numa bobina em seu interior. Desse modo, quando os contatos da bobina do relé são percorridos por uma corrente elétrica ele atrai o contato metálico e abre ou fecha o contato, conforme o modelo de relé utilizado. Os relés que ligam circuitos quando percorridos por corrente elétrica são chamados de NA ou normalmente abertos, enquanto que os desligam circuitos quando percorridos por corrente são denominados NF ou normalmente fechados.
Há ainda aqueles que alternam entre um e outro contato de modo que um fique ligado enquanto o outro está desligado, e vice-versa e por isso são chamados de comutadores.
Por ter este tipo de configuração, o relé forma um tipo de dispositivo de segurança, pois a carga com que se vai trabalhar com o relé não terá contato direto com o circuito que irá disparar o relé, impedindo que ele se queime.
O relé pode ser acionado com controles que fornecem baixa corrente ao contrário de máquinas industriais, que consomem dezenas de