Relção do Senso Comum e Ciência
O senso comum é um conhecimento que não é científico, no qual é passado de geração em geração. Esse conhecimento é passado através dos antecedentes, e como ele é baseado na cultura, nos costumes, na crença e na religião, ele com o passar do tempo sofre alterações. O senso comum é um conhecimento adquirido durante anos, há quem diz que ele nasceu junto com o Homo Sapiens. É a nossa vivência, nossa experiência que adquirimos com as situações que enfrentamos no dia a dia. Já a ciência tem bases científicas, onde buscam respostas que não tem a fé como base, elas vão pesquisam e prova que é aquilo mostrando argumentos que tem como ser comprovados.
“ A aprendizagem da ciência é um processo de desenvolvimento progressivo do senso comum. [...] a expressão senso comum não foi criada pelas pessoas de senso comum, mas por aqueles que se julgam acima do senso comum. Portanto senso comum é o conhecimento que não é científico e as pessoas de senso comum são intelectualmente inferiores, ou, como muitos chama, “leigos”. O que cientistas talvez não saibam – ou melhor, ele sabem, mas fingem que não sabe –, é que a ciência é uma metamorfose do senso comum. Sem o senso comum, a ciência não pode existir.” (Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 7, pág.01)
Apesar de uma ser baseada na fé, nos conhecimentos fornecidos durante a vida e outra ser construída em cima da razão elas tem muitos aspectos em comum. Ambas tem como objetivo resolver problemas que surgem na vida cotidiana. Elas tem em comum a forma como solucionam esse problemas, pois tanto uma como a outra não buscam saber a fundo suas respostas, ou seja, elas procuram saber como solucionar a questão mas não interessam a elas o porquê que surgiu aquela questão, ou o porquê que ela foi solucionada de determinada forma. Outra relação notável é a organização, pois elas são ciências com mesma finalidade, que são para explicar, ajudar, organizar nossa vida em