Relátorio Portugês
CURSO DE DIREITO
1º Período
PROFª WANDA CARDOSO
ALUNA: ANA LUIZA LIMA
LÍNGUA PORTUGUESA
Relatório de aulas
Recife
2º Semestre, 2014
Sumário
1- Linguagem Verbal................................................. 03
2- Linguagem Não-Verbal......................................... 04
3- Pressuposto e Subentendido................................ 06
4- Funções de Linguagem........................................ 08
5- Intertextualidade................................................... 10
6- Acentuação Gráfica e Ortográfico........................ 11
7- Pontuação............................................................ 13
8- Concordância Verbal e Nominal.......................... 15
Linguagem Verbal Linguagem verbal é a utilização da escrita ou da fala como meio de comunicação. É a linguagem mais usada no cotidiano. Está presente em textos publicitários, em reportagens, em obras literárias e científicas, em discursos, na própria comunicação entre as pessoas e em várias outras situações.
Exemplos:
Neste primeiro exemplo de linguagem verbal, é usada a ironia. Quando a pergunta é feita, o que vem a seguir é de acordo com a suposição de que a resposta seja “sim”. Se o indivíduo bebeu e está dirigindo, as frases a seguir são usadas como subentendidas para a consequência da situação. Neste caso, beber e dirigir resulta em morte. Dessa forma, a companheira do motorista morto, torna-se viúva.
Neste segundo exemplo, a ironia se dá a partir da linguagem “modernizada” e “errada” do aluno para se comunicar com a professora sobre o novo português. Erros de concordância verbal e gírias são usadas para estabelecer a comunicação.
Linguagem Não-Verbal Linguagem não-verbal é aquela em que são usados gestos, imagens, desenhos, dança, postura corporal, música, esculturas, etc, como meio de comunicação. Essa linguagem envolve também