Relátorio biologia celular e molecular
FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA
ESTUDO DE CASO
SALVADOR-BA ABRIL/ 2015
ANNE JÉSSICA SANTOS BARBOSA
JOSÉ AUGUSTO DOS REIS
JOSÉ WILLIAM OLIVEIRA
LARA MÁYRA ALMEIDA
LUCAS MANGABEIRA
TIAGO SUARES FARDIM
ESTUDO DE CASO
SALVADOR-BA ABRIL/ 2015
Introdução
Os mecanismos de transporte através da membrana plasmática das células variam de acordo com a natureza do soluto e as concentrações relativas destes. Em moléculas pequenas, são subdivididos em transporte ativo e o passivo.
O transporte passivo é um tipo de processo que ocorre difusão de substâncias sem o uso de ATP através da membrana. O soluto deverá passar sempre a favor do gradiente de concentração, do meio onde existe mais para o meio onde existe menos concentração.
No entanto, o transporte ativo é uma propriedade que permite captar do meio extracelular substâncias necessárias para o metabolismo celular, podendo ocorrer quando a sua concentração no meio externo é muito baixa relativamente à do meio interno, ou seja, contrariando os níveis de concentração. Isso implica um gasto de energia metabólica para compensar essa ação. Para manter esta característica, é necessário que essa substância atravesse a membrana contra o gradiente de concentração pois, caso contrário, atingir-se-ia por difusão o equilíbrio das concentrações como uma tendência do processo. Assim, proteínas de membrana atuam, porém estas requerem energia.
Para o transporte de macromoléculas, ou seja, as moléculas com elevada massa molecular, pode-se citar três mecanismos prioritariamente: a transcitose, a