Reltorio Potencil Zet
1095 palavras
5 páginas
Universidade Federal de Ouro PretoEscola de Minas
DEMIN – Departamento de Engenharia de minas
MIN 258- Processamento de minerais iii – turma 42
Prof. Otávia Martins Silva Rodrigues
Prática 01
Potencial Zeta
Alunos:
Michel Vieira Santos
Robinson Reis Miranda
Sérgio Roberto de Oliveira
Túlio César Nogueira
Ouro Preto, 21 de Dezembro de 2012.
1. Introdução
O potencial zeta é o potencial elétrico no plano hidrodinâmico de cisalhamento das partículas minerais, que depende não somente da superfície da partícula, mas também do dispersante a qual a mesma encontra-se imersa. Uma vez que a maioria de partículas em suspensão possui uma carga de superfície, principalmente por grupos ionizáveis ou por adsorção de espécies carregadas, cria-se uma camada elétrica ao redor da partícula que difere do bulk da solução, sendo responsável pela formação da dupla camada elétrica que é separada por um plano de cisalhamento imaginário (slipping plane).
As interações das partículas se dão pela magnitude do potencial zeta e não por sua carga de superfície. A partir do plano criado e sob o movimento Browniano, essa camada elétrica se move como parte da partícula, definindo assim o potencial zeta que é o potencial nesta camada (slipping plane) dessa forma, pode-se prever estabilidade de suspensões coloidais.
Figura 1 - Representação esquemática do potencial zeta
Medida de Potencial Zeta
A dupla camada elétrica pode ser caracterizada por duas regiões: uma região interna que inclui íons fortemente ligados à superfície e uma região externa onde a distribuição dos íons é determinada pelo equilíbrio entre forças eletroestáticas e movimento térmico. Dessa forma, o potencial nessa região decai com o aumento da distância (a uma distância suficientemente grande) da superfície até atingir o potencial da solução.
Quando um potencial elétrico é aplicado através de um eletrólito, partículas carregadas em suspensão são atraídas para o campo