Religiões
O cristianismo é a maior religião na Alemanha, com 53.240.000(66,8%) de aderentes em 9 de maio de 2011 , data do primeiro censo desde a reunificação alemã. Em 2009, existiam 4,3 milhões Muçulmanos (5,4% da população), seguido pelo budismo e judaísmo.
Judaísmo
Hoje a Alemanha, especialmente sua capital, Berlim, foi a comunidade judaica que teve o crescimento mais rápido do mundo inteiro. Cerca de noventa mil judeus do antigo Bloco de Leste, principalmente de países ex-União Soviética, instalou-se na Alemanha desde a queda do muro de Berlim. Isto é principalmente devido a uma política do governo alemão, que basicamente concede um bilhete de imigração para alguém da CEI e Estados Bálticos com herança judaica, e o fato de que os alemães de hoje são vistos como muito mais aceitar de judeus do que muitas pessoas na ex-União Soviética. Alguns dos cerca de 60.000 residente há muito tempo os judeus alemães expressaram alguns sentimentos mistos sobre esta imigração que eles percebem como torná-los uma minoria não só no seu próprio país, mas também na sua própria comunidade. Antes do nazismo, cerca de 600.000 judeus viviam na Alemanha, com antecedentes familiares que remontam à época romana, ou mesmo antes. Muitos judeus da Rússia e de outros ex-países comunistas da Alemanha aderiram a Reforma do Judaísmo.
O judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Originou-se por volta do século XVIII a.C., quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida. Seu desenvolvimento ocorreu de forma conjunta ao da civilização hebraica, através de Moisés, Davi, Salomão etc., sendo que foram esses dois últimos os reis que construíram o primeiro templo em Jerusalém.
Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus. Para o