Religião Africana
Para abordarmos esse tema, precisamos deixar claro sobre qual é a região Africana que se pratica cada religião, por isso dividimos o continente em duas partes:
1- A África Islâmica, que é formada desde o Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo até os países Guiné, Mali, Níger, Chade e Sudão. Esta região é dominada pelo Islamismo e Cristianismo.
2- A África Subsaariana, que vai desde a fronteira com a África Islâmica e ocupa todo o resto da África, inclusive Madagascar. Esta parte da África é dominada pelas religiões tradicionais, exceto uma relevante percentagem que praticam o cristianismo, o islamismo e até o hinduísmo.
Religiões tradicionais
ESPIRITUAL E MATERIAL:
A religião se distingue em duas características: aquilo que é visível, físico, material e o que é invisível, espiritual. Para os praticantes das religiões tradicionais, esses dois aspectos se completam, ou seja, nada do mundo físico é tão material que não contenha em si elementos do mundo espiritual. Por isso, nessas religiões, há a crença de que existem espíritos nas pedras, nos rios, nas árvores, no Sol ou na Lua. Essas religiões são chamadas ANIMISTAS.
RITOS:
Ritos, cerimônias, preces são algumas das modalidades em que o povo africano procura se expressar e alcançar sua própria harmonia com o todo. Os rituais sacralizam os momentos importantes da vida: Nascimento, adolescência, matrimonio e morte. Além disso, existem vários tipos de ritos: de iniciação, purificação, propiciação, comemoração, ação de graças etc.
Existem também as danças e cantos, que são suas cerimônias preferidas, pois impera a criatividade, o movimento, o dinamismo...
Curiosidades ?
Potências espirituais: Abaixo do Ser Supremo existem inúmeras potências mais ou menos espirituais, que se ocupam das coisas mundanas, em lugar do Ser Supremo, e que, por isso, são muito invocadas (como os orixás dos iorubás).
Curandeiros: Com artes próprias, como incisões e aplicações de ervas, e