Religioes
A palavra religião provém da expressão latina “Re-Ligare” que significa religação. Nesse caso, a religião significa qualquer contato, pensamento ou estudo que esteja ligado a algo divino e supremo. As crenças surgiram há milhares de anos nas mais variadas civilizações e estão intimamente ligadas à humanidade. Elas foram determinantes em diversos acontecimentos durante a história mundial, tanto na parte política como social. Além disso, o grande conhecimento adquirido pelos homens não foi suficiente para diminuir a crenças em diversas entidades.
Tipos de Religião
São diversas religiões existentes que podem ser classificadas de diversas formas. Podem ser separados pela sua filosofia, seus fundamentos, seus livros sagrados, dentre outros. A divisão pode ser feita em: panteístas, monoteísta, politeísta, neo-panteísta e ateísta.
Panteísta: São os tipos de religiões mais antigas e que, em sua maioria, não possuem um livro sagrado, pois os ensinamentos foram passados de forma oral. Nesse caso, todas as coisas estão ligadas em um equilíbrio e existe a crença na reencarnação. São utilizados totens ou outros símbolos como ossos e animais. Os rituais costumam realizar procedimentos ligados à natureza.
Exemplos: Xamanismo, algumas religiões indígenas e célticas, etc.
Politeísta: Surgiram em uma etapa posterior ao desenvolvimento da civilização. Nesse caso, começam a surgir registros escritos sobre determinadas religiões. Acreditam na existência de deuses que interferem nas decisões do mundo. São criados ídolos representados em pinturas e gravuras e passam a existir os templos para que os ensinamentos sejam divulgados.
Exemplos: Xintoísmo, religiões maias e astecas, religiões gregas, etc.
Monoteísta: É um dos tipos mais recentes e muito comum na Idade Média e permanece atualmente. As religiões pertencentes a esse grupo possuem livros sagrados que estabelecem as condições e as diretrizes de seus seguidores. Acreditam que um ser supremo foi