religioes
-É uma das religiões mundiais principais em termos de seguidores, distribuição geográfica e influência sociocultural.
- O budismo é uma religião bastante peculiar, pois é uma religião bastante semelhante ao hinduísmo, ambos são chamados de religiões "orientais", acreditam no karma (ética de causa e efeito), Maya (natureza criativa e mágica da ilusão) e Samsara (o ciclo de reencarnação).
- O Budismo é orientado pelos ensinamentos de Buda que pretendem mostrar o caminho da libertação através de práticas e crenças espirituais. De acordo com o Budismo, a disciplina mental pode aliviar o sofrimento do ser humano levando-o a atingir o estado supremo de plenitude: o Nirvana.
- O Budismo ensina que Nirvana é o estado mais elevado e mais puro de existir, alcançado apenas através de meios relativos ao indivíduo. O Nirvana desafia a explicação racional e ordenação lógica e, portanto, não pode ser ensinado, apenas percebido.
- O objetivo do Budismo – não é a fusão em Brama (o Absoluto), nem a união com Deus, mas chegar ao Nirvana que significa apagar os fogos da saudade e do apego e também ensina a via para fugir ao sofrimento e à dor.
Doutrina:
O credo budista consiste nas “quatro verdades santas”:
1- O sofrimento está sempre presente na vida humana;
2- Este sofrimento é causado pela ignorância, pelo desejo ardente ou apego – esforço constante para encontrar algo de eterno e estável num mundo transitório;
3- O sofrimento ou insatisfação pode-se superar na totalidade, pois eliminando-se os desejos, elimina-se o sofrimento – é o Nirvana;
4- Consegue-se alcançar a nirvana seguindo o nobre cominho das Oito Vias: (estas oito vias não têm de ser seguidas por uma ordem estabelecida)
São eles: 1- Compreensão perfeita: O homem deve compreender como o mundo funciona; 2- Aspiração perfeita: O homem deve lutar contra o desejo,