Religi O Ind Gena
Ághata Castellani n°01
Eduarda Bologna Delalana n°05
Júlia Beatriz Machado Fernandes nº13
Maria Isabela Jesuino n°24
Religião Indígena
ITAPIRA – SP
2015
ÍNDICE
1. Introdução;
2. Religião
3. Cultura
4. Religião e Sociedade
5. Conflitos religiosos atuais
6. Religião Indígena
7. Entrevista com um indígena
8. Conclusões
9. Bibliografia
Introdução
Nesse trabalho iremos falar um pouco sobre religião, cultura, suas relações perante a sociedade e a política, conceitos e definições sobre a religião indígena.
Vem do termo "religare" - o homem estava separado de Deus e, uma vez reconhecendo seu pecado, precisava de algo que o ligasse novamente a Deus - que o religasse. Daí o termo religare - religião
É uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade.
Religião é também um conjunto de princípios, crenças e práticas de doutrinas religiosas, baseadas em livros sagrados, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral, chamada Igreja.
Todos os tipos de religião têm seus fundamentos, algumas se baseiam em diversas análises filosóficas, que explicam o que somos e porque viemos ao mundo. Outras se sobressaem pela fé e outras em extensos ensinamentos éticos.
Religião
RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.
Sendo assim o hábito, geralmente por parte de grupos religiosos de taxarem tal ou qual grupo religioso rival de seita, não têm apoio na definição do termo. SEITA,