Relevo
O relevo consiste nas formas da superfície do planeta, podendo ser influenciado por agentes internos e externos. Ou seja, é o conjunto das formas da crosta terrestre, manifestando-se desde o fundo dos oceanos até as terras emersas. Entre as principais formas apresentadas pelo relevo terrestre, os quatro tipos principais são:
Montanhas
Planaltos
Planícies
Depressões
Os agentes modeladores
Os agentes, também conhecidos como "escultores" do relevo, são forças que agiram no decorrer de milhões de anos, formando o relevo terrestre. Clique nos links a seguir para saber mais sobre cada um dos agentes.
Tectonismo
Vulcanismo
Abalos sísmicos ou terremotos
Intemperismo
Enxurradas
Geleiras
Abrasão marinha
O relevo brasileiro
O relevo do Brasil tem formação muito antiga e resulta principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos.
Clique aqui para saber mais sobre o Relevo no Brasil
Aprenda um pouco mais sobre....
*Rochas Magmáticas
*Magnetismo Terrestre
*Relevo é um tipo de saliência, uma irregularidade que se destaca em uma superfície. Por exemplo, o relevo de uma moeda.
Em Geografia, o significado de relevo se refere ao conjunto de formas que sobressaem na crosta terrestre, concebidas sob ação de forças internas e externas denominadas agentes de relevo.
Os agentes internos (endógenos) são os vulcões, os movimentos tectônicos e os abalos sísmicos que agem de dentro para fora da Terra. Os agentes externos (exógenos) são as chuvas, os mares, os rios, as geleiras, os animais e as ações do homem que modificam a superfície terrestre.
No âmbito da geomorfologia o relevo está relacionado com a paisagem física, a configuração atual da superfície terrestre. É um termo usado genericamente para assinalar diferenças de altitude e pendor, as desigualdades da superfície, os volumes e as formas da superfície terrestre.
As principais formas de relevo são: planaltos,