RELEVO E SUAS CARACTERÍSTICAS GERAIS
O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo origina-se e transforma-se sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. endógenos: Atuam de dentro para fora (deformando), vulcanismo e tectonismo; exógenos: Atuam na superfície (modelando), intemperismo e a antropicidade (o fator humano).
Desenvolvimento
Relevo e suas características gerais
O relevo corresponde às formas das paisagens físicas do planeta Terra, de maneira que com o passar dos anos, foram constituídos por agentes internos (endógenos) e externos (exógenos) à natureza.
Assim, os agentes do relevo modificam o planeta terra, tal qual os fenômenos que agem de dentro pra fora da crosta terrestre, os denominados agentes endógenos, por exemplo os abalos sísmicos, movimento das placas tectônicas, vulcões, dentre outros.
Por outro lado, há os agentes exógenos do relevo, ou seja, aqueles que agem de fora para dentre da crosta terrestre, modificando a superfície da terra, a saber: as ações humanas e as ações naturais, (o vento, a chuva, as geleiras, o clima, os animais, etc).
Em resumo, conclui-se que o relevo compõe o conjunto de elevações e depressões do solo da crosta terrestre, classificados de acordo com sua estrutura, composição e processos geológicos.
Tipos de Relevo e suas Características
No geral, as quatro principais formas de relevo são: planícies, planaltos, montanhas, depressões.
Planícies
As planícies designam as superfícies planas de baixas altitudes (até 100m), formados por rochas sedimentares. As chamadas “planícies litorâneas” correspondem aos terrenos planos próximos à região litorânea. De acordo com seus agentes formadores, as planícies são classificadas em: costeira (mar), fluvial (rio) e lacustre (lago).
Planaltos
Os planaltos ou platôs, designam as superfícies planas com elevadas altitudes (acima de 300m), característica marcante que os diferem