Relevo e hidrografia
Relevo é o nome dado as diferentes formas que existem na crosta terrestre. * A Altitude
A altitude é a medida que nos permite conhecer a altura das diferentes formas do relevo da superfície terrestre. Para medirmos a altitude de distintos pontos da superfície terrestre utilizamos o nível do mar como ponto de referência. O nível do mar está a 0 metro de altitude. * As formas de relevo
As principais formas de relevo existentes na Terra são as montanhas, os planaltos, as planícies, as serras e as depressões.
Montanhas
São as formas de relevo de maior altitude que existem na superfície terrestre. Um conjunto de montanhas geralmente forma as cadeias montanhosas ou as cordilheiras. Na América do Sul, a maior cordilheira em extensão é a dos Andes e, no mundo, a que apresenta maior altitude é a cordilheira do Himalaia, localizada na Ásia. Existem também formas de relevos de altitude menos elevadas e de menor extensão que as montanhas, são as terras os morros e as colinas.
Planaltos
São áreas que se apresentam bastante planas e suas bordas estão bem definidas e desgastadas pela ação de agentes de erosão, como a água da chuva, os rios e os ventos.
Planícies
São áreas, no geral, planas e de baixa altitude. As planícies se formaram a partir do acúmulo de sedimentos trazidos pelos ventos, mares, rios ou geleiras. As áreas de planície apresentam superfícies pouco acidentadas, sem grandes desníveis no terreno.
Depressão
É uma área de baixa altitude que foi muito desgastada com o tempo. Ela pode ter sido formada também por afundamento ocorrido no terreno. As depressões podem ser absolutas ou relativas. Quando estão rebaixadas em relação aos terrenos vizinhos, mas acima do nível do mar, são chamadas de depressões relativas. Esse é o caso da depressão situada entre a Serra do Mar e a Serra da