relevancia ecologica do pantanal
As pesquisas indicam que as florestas tropicais , as quais representam apenas 7% da superfície do planeta, concentram por volta de 60% das espécies de vida. Sendo que a Amazônia brasileira representa cerca de 1/3 das florestas tropicais remanescentes, é possível deduzir que nela estão presentes, de forma potencial, de 25 a 40% do total de espécies existentes. (PÁDUA, 2000)
E tal relevância desempenha papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade. Processos como a evaporação e a transpiração de florestas também ajudam a manter o equilíbrio climático fundamental para outras atividades econômicas, como a agricultura.
Nesse bioma existem cerca de 1800 espécies de aves, 3000 espécies de peixes, 30000 de plantas superiores, das quais 2000 espécies são de árvores, e em relação às espécies de plantas inferiores o número é impossível calcular.
Com toda esta diversidade, a floresta amazónica possui uma enorme quantidade de compostos biodinamicos desconhecidos com possibilidades imagináveis no uso da medicina moderna.
Além disto, a Amazônia abriga muita água ( cerca de 20% da água doce existente no mundo) que a faz responsável pelo controlo climático e hídrico da Terra. As condições climáticas são complexas e em grande parte condicionadas pela floresta. A floresta amazónica é um enorme sistema de transferência de calor pelo que contribui com vapor ( da humidade e da grande percentagem de água existente no amazonas ) e calor para outras regiões (pois a floresta armazena cerca de 8% do carbono da biosfera).
A região Amazônica tem um papel preponderante no uso