Relações trigonométricas nos triângulos
Tales
Índice:
1. Quem foi Tales de Mileto.
2. Principal descoberta atribuída a Tales de Mileto.
3. Teorema de Tales
Introdução
Neste trabalho irei falar sobre a vida do grande filósofo Tales de Mileto e irei falar também sobre o Teorema de Tales. Tales, como era um costume dos sábios daqueles tempos, passava grande parte do tempo viajando. Em uma de suas viagens ao Egito, Tales foi motivo de admiração pelo Rei Amazias por ter medido a altura da pirâmide sem precisar escalá-la. Tales tinha cravado uma estaca na areia, mediu as sombras respectivas da pirâmide e da estaca em uma determinada hora do dia e estabeleceu a proporção:
Quem foi Tales de Mileto?
Tales de Mileto foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624/625 A.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 A.C. Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga.
Principal descoberta atribuída a Tales de Mileto:
A principal descoberta de Tales de Mileto foi o Teorema de Tales, que acabou tornando seu nome conhecido através dos tempos. Esse teorema se trata de que quando duas retas transversais cortam um feixe de retas paralelas, as medidas dos segmentos delimitados pelas transversais são proporcionais.
Teorema de Tales:
Imagine um grupo de retas paralelas que também pode ser chamado de feixe de retas paralelas. Agora é só traçar duas retas transversais a essas retas paralelas. Nessas retas transversais ficaram determinados os segmentos “a, b, c, d” e os segmentos “x, y, z, w”. Dessa forma, Tales descobriu que, nessas condições, esses segmentos sempre vão ser proporcionais. Isto é: o segmento “a” está para “b” assim como o segmento “x” está para “y” o segmento