Relações precoces
As relações precoces são o desenvolvimento social das relações pessoais desde o nascimento. Este desenvolvimento gira em torno das capacidades e habilidades que o individuo adquire para se poder relacionar afectivamente e socialmente com os outros.
As Competências Básicas do Bebé
Ao contrário do que se pensa, o bebé não é um sujeito que recebe uma acção sem reagir à mesma. O bebé é um sujeito activo que reage às interacções emocionais transmitidas através dos progenitores. Este comunica com estados emocionais de modo adequado e o bebé transmite sinais daquilo que pretende, respondendo com agrado ou desagrado ao tratamento que recebe.
Assim, o bebé dispõe de mecanismos que lhe permitem transmitir o seu estado emocional. Esses mecanismos são o sorriso, usado para mostrar confiança e afecto de modo a reforçar o esforço dos adultos em satisfazê-lo.
O Choro, sendo o meio mais eficaz para se manifestar, é usado pelos bebés para alertar que se encontram com algum tipo de necessidade como a fome ou mesmo o mal-estar. As expressões faciais mostram emoções sentidas pelo bebé com a alegria, a raiva, a surpresa, entre outros; estas expressões mostram uma mensagem quem tem a expectativa de uma resposta.
As vocalizações são usadas desde muito cedo. São sons vocais que respondem às vocalizações dos adultos. São emissões produzidas entre os 6 e os 3 meses e que se caracterizam por cadeias de silabas como: pa pa pi pi ta ta…
Competências básicas da mãe
Para obtermos uma interacção relativamente equilibrada, exigimos que a mãe transmita de forma adequada os sinais emitidos pelo bebé. Desta forma se o bebé obter o que quer, corresponderá com alegria. Caso o contrário, se não conseguir manifestações para atrair a mãe passa a corresponder com frustração.
Erik Erikson passou a chamar a atenção conforme achou que a importância das primeiras relações que o bebé estabelece, ou seja, entre os 18 meses (primeiro estádio de desenvolvimento psicossocial) o