Relações Interpessoais
Grupos É um sistema de relações sociais, de interações recorrentes entre pessoas.
Característicos de Sentido
Sendo as organizações formadas por pessoas e constituídas de recursos tecnológicos e recursos de capital, são essas pessoas, nessa tríade, que se apresentam, pelo menos em uma visão existencialista, como sujeito e objeto dos atos e fatos organizacionais. Assim, pode-se postular que o comportamento das pessoas, em grupo, nas organizações, se orienta no sentido de facilitar o crescimento organizacional sem, contudo, transgredir os limites de sua individualidade. Em outras palavras, quando falamos de sentido, estamos nos referindo, essencialmente ao tema motivação.
Considerando que "as pessoas não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões" (Bergamini, 1990), poder-se-ia pensar em sua atuação como sendo, ora motivadas pelo prazer de estarem vivas, ora pela necessidade econômica, ora pela satisfação e participação no trabalho, ora pelo desempenho e adequação de seus objetivos individuais com os objetivos da organização ou ainda pela percepção de um fator essencial comum que relaciona o estado latente (implícito) com o estado manifestado (explícito) de tudo que existe. No entanto, há que distinguir entre esses fatores, quais são considerados extrínsecos e quais são intrínsecos.
Quando uma pessoa faz algo para evitar punição ou para conquistar uma recompensa, a iniciativa não partiu dela, mas de um terceiro e isto pode ser considerado apenas um movimento. Se levada por um impulso interno, por uma necessidade interior, podemos dizer que, nesse caso, existe motivação.
Desde a Escola da Administração Científica, onde Taylor e seus