Relações Interpessoais
Conceito
Relações interpessoais: são todos os contatos entre pessoas. Nesse âmbito encontra-se um grande número de variáveis como: sujeitos, circunstâncias, espaços, local, cultura, desenvolvimento tecnológico, educação e época. Tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: EU e OUTRO (S).
As forças que impulsionam são:
Empatia → Colocar-se dentro da visão do outro, com os valores dele.
Motivação
Iniciativa
Competência
Apoio
E as forças que restringem são:
Vaidade
Apatia → insensibilidade, indiferença.
Dependência
Timidez
Manipulação
É sabido que o ser humano é fruto do meio em que vive e que é gerido por necessidades básicas que os podem motivar ou não, são elas: necessidades fisiológicas como: alimentação, sono, atividades física, satisfação sexual etc.; necessidades psicológicas: como segurança íntima, participação, autoconfiança e afeição; necessidades de autorrealização: como impulso para realizar o próprio potencial, estar em contínuo autodesenvolvimento.
Estas necessidades não satisfeitas também são motivadoras de comportamento, podendo levar a: desorganização de comportamento; agressividade; reações emocionais; alienação e apatia. Para ter uma boa relação interpessoal é preciso: Buscar ideias; debater propostas; não combater com as pessoas; evitar questões pessoais; levar em consideração apenas as ideias e as informações, jamais os aspectos pessoais de quem as expõe.
Relações Humanas no Trabalho
As relações humanas em situações de trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades a serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados: comunicação, cooperação, respeito, amizade. Quando uma pessoa conhece seus sentimentos e emoções auxilia na produtividade pois sua atenção é direcionada ao que está fazendo não a seus sentimentos ou problemas pessoais. Em uma empresa é muito importante desenvolver cursos e atividades que estimulem o relacionamento